sexta-feira, 22 de julho de 2011

Iates e resorts são opção de luxo em Abu Dhabi

Nada nesta cidade é igual ao resto do mundo. Começando pela oferta hoteleira, Abu Dhabi, capital do principal dos territórios que formam Emirados Arabes Unidos, não deixa nada a desejar à sua fama de capital mundial do turismo de luxo. Hotéis como o magnífico Emirates Palace, com mais de 400 suítes com total conforto, ou o Hilton e sua praia de 350 metros sobre o golfo, são apenas alguns exemplos. O luxuoso Fairmont Bab Al Bahr, com vista sobre a bela mesquita Sheikh Zayed, tem um dos melhores restaurantes de carne da cidade, o Marco Pierre Steak House and Grill, além de um excelente restaurante italiano, o Frankie's Bar, e um bar onde se reúne a juventude rica do emirado, o Chameleon. A rede de hotéis Shangri-lá , dona de um dos melhores hotéis de Paris, importa a gastronomia francesa de qualidade a Abu Dhabi no seu restaurante BordEau. Outra ótima opção do hotel é o vietnamita, Hoi An. O Pearl's Bar, no último andar, é o lugar perfeito para terminar a noite.

Os resorts ultraluxuosos Anantara escolheram uma localização privilegiada, de cara à beleza das dunas do deserto de Qasr Al Sarab. Tem um spa com produtos locais e oferece atividades do deserto como passeios de camelo e trekking. No The Yas Hotel, construído ao lado do circuito de Fórmula 1, funciona o recentemente inaugurado Ferrari World, parque temático da famosa escuderia italiana, que tem, entre outras atrações, a montanha-russa mais veloz do mundo. Entre outros eventos da velocidade, Abu Dhabi recebe uma etapa do UIM Class One, a Fórmula 1 das lanchas, com velocidades que alcançam os 240 km/h.

Em termos de esportes, Abu Dhabi também é reflexo das preferências de seus residentes. Por isso, a marina oferece acomodações para iates que parecem disputar qual é o mais luxuoso; podem ser apreciados com um drinque no badalado bar do local, o Yacht Club. O Abu Dhabi Golf Club tem um belíssimo campo que parece um oásis no meio do deserto, e recebe desde 2006 um torneio de golfe com os principais nomes do esporte, o Abu Dhabi Hsbc Golf Championship. Chamado de esporte dos príncipes, o polo também encontra um cenário adequado na cidade.

Com vários centros comerciais, Abu Dhabi tem inúmeras lojas e marcas de luxo, como Louis Vuitton, Chanel e Gucci. O Marina Mall, o Abu Dhabi Mall e o Al Whada Mall são apenas alguns deles, onde você, com certeza, achará a lembrança ou o presente perfeito nesta que é uma das capitais mundiais do luxo. O Abu Dhabi Mall tem mais de 220 lojas, 40 restaurantes, um cinema e um boliche.

Salão do Turismo começa com foco na Copa e nas Olimpíadas

O 6º Salão do Turismo, o maior evento do segmento no Brasil, foi aberto nesta quarta-feira no pavilhão de exposição do Anhembi. A edição deste ano terá foco na qualificação dos 306 mil profissionais do turismo, entre atendentes, informantes de aeroportos e recepcionistas de hotéis, de acordo com o ministro do Turismo , Pedro Novais. "Eles melhorarão o desempenho técnico de suas atividades, se instruirão e muitos aprenderão o essencial de inglês e espanhol", afirmou o ministro durante a cerimônia de abertura.

A preocupação surge com vista aos grandes eventos que o Brasil deve receber nos próximos anos. "Teremos hotéis em todo o país para a Copa", disse Novais. O ministro também informou sobre uma linha de crédito de R$ 4 bilhões em incentivo à rede hoteleira, para as empresas que desejarem reformar ou ampliar as unidades de hospedagem. O 6º Salão do Turismo está voltado ao turismo náutico, ao público LGBT e à classe C.

O evento conta com 27 estandes, divididos em cinco módulos, que apresentam novos destinos, gastronomia, artesanato, artigos de moda, manifestações artísticas e pacotes de viagem a preços atraentes. Está prevista também uma rodada de negócios com encontros entre operadores de turismo para a comercialização de produtos brasileiros.

Sistema de registro de hóspedes
O ministro do Turismo anunciou o lançamento de um sistema em Salvador que pode facilitar o trabalho dos hotéis e agradar os hóspedes. O Sistema Brasileiro de Registro de Hóspedes vai deixar os processos de check-in mais rápidos. O cadastro manual será preenchido automaticamente, após a primeira inserção de dados, em todos os hotéis nacionais, já que haverá uma central de armazenagem de informações.

Para Novais, a tecnologia é um dos muitos incentivos ao turismo brasileiro que deve deixar a vida dos turistas ainda mais confortáveis. "Todo mundo faz turismo queira ou não queira, ninguém resiste trabalhão 365 dias por ano", concluiu o ministro.

A abertura do evento contou com autoridades como o ministro do Esporte Orlando Silva, o ministro da Pesca Luiz Sérgio, o de Minas e Energia Edson Lobão, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o Secretário de Turismo de São Paulo Márcio França e governadores da Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conheça as melhores cidades da Europa para beber cerveja

A revista americana National Geographic tem reputação quando o assunto é o planeta, a natureza, as viagens e a proteção ao meio ambiente. Mas a seriedade da revista, que foi fundada em 1888, não impede que ela possa dar boas dicas quando o assunto é diversão. E é impossível não se divertir num tour da Europa passando por belas cidades que se destacam por terem cervejas de grande qualidade e em muita quantidade! Veja a lista e trace seu próximo destino:

Munique, Alemanha

Aqui acontece a famosa Oktoberfest, festa da cerveja, ocasião em que turistas do mundo inteiro aproveitam para visitar a cidade e beber a deliciosa cerveja alemã em um dos 36 "beergartens". Há muitos séculos que a bebida é um símbolo de Munique, pelo menos desde a Idade Média, quando era considerado mais seguro tomar uma cerveja do que água, pois diminuía o risco de contrair uma doença. Lugares como o beergarten Hirschgarten ou a cervejaria Paulaner servem as melhores cervejas bávaras acompanhadas de petiscos como pretzels ou obatzda, uma deliciosa mistura de queijo e cebola temperados. As cervejarias de Munique ainda seguem as regulações do século 15, com receitas originais daquela época. A Oktoberfest, momento estelar da cidade, é levada a cabo durante os 16 dias que precedem o primeiro domingo de outubro. A entrada é de graça ¿ mas você deve desembolsar para beber as cervejas.

Amsterdã, Holanda

A capital holandesa tem como principais símbolos os canais, os prédios típicos, o bairro vermelho, os coffee-shops, e claro, a cerveja Heineken, mundialmente identificada por sua garrafa verde. Em Amsterdã, o museu da marca leva você para conhecer a história da bebida, seu processo de fabricação e degustar uma loira gelada de cortesia. Em algum dos muitos bares da cidade, beba um generoso copo de cerveja holandesa, com muitas outros tipos para provar além da famosa marca. No Café Gollem, perto do Spui, encontrará um típico ambiente local e uma sinuquinha para acompanhar sua cerveja. Verdadeiros amantes da bebida fazem fila para beber as excelentes cervejas orgânicas da Brouwerij'tIJ , no leste da cidade.

Bruxelas, Bélgica

Muito antes de ser a capital da Europa, Bruxelas, capital da Bélgica, atraía muitos amantes da cerveja belga, fermentada com produtos naturais. Hoje, a cidade acabou com a imagem de cidade do interior e virou uma das capitais mais badaladas do continente, e a cerveja continua a fluir. Mais de 600 variedades existem no pequeno país, mas a que predomina em Bruxelas é a típica cerveja forte conhecida como Lambic, com muitas variedades de sabores, como maçã ou cereja. O Delirium Café é um dos destaques de Bruxelas quando o assunto é cerveja, com mais de 2000 tipos diferentes. Para cervejas mais simples, num ambiente tranquilo, dê uma parada no A La Mort Subite (literalmente: à morte súbita, homenagem a uma das cervejas de maior teor alcoólico do país) , perto da Grande Place, numa antiga casa do século 13.

Dublin, Irlanda

A Irlanda produz algumas cervejas deliciosas, mas nenhuma é tão especial, tanto em Dublin como no mundo todo, quanto a cremosa e escura Guinness. Qualquer pessoa que saiba ao menos um pouquinho sobre cerveja deve ter, pelo menos, ouvido falar sobre esta bebida mítica de 1759. Comece pelo local original onde a cerveja era produzida na época, a Saint James Brewery, para uma exposição sobre a história da marca. No sétimo andar do local, beba uma cerveja de cortesia no Gravity Bar, apreciando uma vista incrível sobre a cidade. Para continuar bebendo, opção é o que não falta nos mais de 800 pubs de Dublin. A maioria deles estão ao longo do tradicional bairro de Temple Bar. O Eamonn Doran's é conhecido pela sua música ao vivo, onde começou a banda The Cranberries. O Palace Bar recebe bandas mais tradicionais irlandesas.

Praga, República Tcheca

A cerveja faz parte integral da cultura tcheca. Suas diferentes cervejas como Pilsner Urquell e a Budweiser original têm um preço muito acessível. Mas na capital, a cerveja predominante é a Staropramen, servida nos bares da cidade mais do que qualquer outra: por tradição, os bares de Praga servem apenas uma marca de cerveja, que é a anunciada na entrada. Alguns dizem que o U Dvou Kocek tem a Pilsner Urqell mais gostosa da cidade. Outra instituição local é o U Fleku, pub que serve sua própria cerveja com uma característica cor caramelada; mantém a tradição há mais de 500 anos. Nas cervejarias mais agitadas, pessoas sentam juntas em longas mesas de madeira - um excelente jeito de puxar papo com locais e turistas, com conversas regadas, claro, a muita cerveja.

Férias: veja 22 dicas para aproveitar o máximo possível

Um período de descanso, longe do trabalho ou da rotina, é bem-vindo mesmo que seja curto. O segredo para aproveitá-lo é caprichar na organização de todos os detalhes da viagem, mas também preparar-se para mudar de ares e local, o que pode causar impacto nos primeiros dias. Pesquisas apontam que é comum pessoas se sentirem aborrecidas no começo da folga e que isso também faz parte do passeio.

Saiba como lidar com esse sentimento e outras dicas clicando na aba acima.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Kassab e ministros participam da abertura do 6º Salão de Turismo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM, fundador do PSD), e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), chegaram ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, por volta das 10h20 para uma rápida visita aos estandes do 6º Salão do Turismo antes da abertura do evento, nesta quarta-feira (13).

Acompanhados por fotógrafos e assessores, fizeram uma única parada em 17 minutos de visita, que foi na área reservada ao Estado da Bahia, onde os políticos posaram em frente a um painel com uma foto do Pelourinho, ponto turístico de Salvador, e a um painel alusivo à Copa do Mundo de 2014, que tem a capital baiana como uma das sedes.

Na saída, o prefeito de São Paulo despistou sobre o assunto Copa do Mundo. Perguntado sobre a notícia da coluna de Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, que informou que a capital paulista deve realmente ser a sede de abertura, ele foi evasivo: "a Monica Bergamo falou, né? Opa, tomara, né?".

A abertura do 6º Salão do Turismo, marcada para às 11h, começou às 11h25. Os ministros do Esporte, Orlando Silva, da Pesca, Luiz Sérgio e do Turismo, Pedro Novais, participam da cerimônia, realizada no Auditório Elis Regina.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conheça 100 atrações gratuitas em dez capitais do mundo

Todas as grandes capitais oferecem programas gratuitos para residentes e turistas. Muitas vezes, por falta de informação, deixamos de aproveitar estas atrações, que permitem não só dar um respiro para o bolso, mas também conhecer lugares e fazer coisas diferentes.

A CNN Go, guia de turismo do canal americano de notícias, elaborou uma lista com 100 atividades para se fazer de graça em 10 cidades dos 5 continentes: Londres, Nova York, Roma, Hong Kong, Xangai, Sydney, Tóquio, Buenos Aires, Moscou e Cairo. A lista é inspiradora.

sábado, 16 de julho de 2011

Aproveite o melhor do verão europeu na região do sul da França

Cheia de badalação e banhada pelas águas transparentes do Mar Mediterrâneo, a chamada Costa Azul da França é um dos lugares mais procurados por turistas durante o verão europeu. O sol e a beleza - natural e humana - estão presentes por todo o litoral que, cada vez mais, é o destino escolhido por brasileiros para as férias de meio de ano. Com ótimas estradas e cidades próximas umas das outras, a aventura é feita de carro, desvendando toda a magnífica região francesa.

Tudo começa em Mônaco. Um desfile de glamour a cada esquina, sempre cercado de carros luxuosos, com o Cassino de Montecarlo bem no coração do Principado, que é um micro-estado com um território de 2 Km².

Não há pobreza nem violência. Um dos lugares mais chiques da Europa foi feito para passear a pé. Pode-se fazer todo o percurso da pista do Grande Prêmio de Fórmula 1. O turismo vem aumentando a cada ano e já é possível encontrar hotéis com preços razoáveis para passar algumas noites.

Apenas 21 km separam Mônaco de Nice, a segunda cidade francesa que mais recebe turistas, logo atrás de Paris. Lugar perfeito para quem curte dias ensolarados. Lá, o sol aparece durante cerca de 300 dias por ano. Nice é famosa pelas praias de cascalho. Sim, a areia não existe por lá - E o topless é bem comum! A Promenade des Anglais, mais famosa avenida da Costa Azul, é o lugar perfeito para passar o fim de tarde e fica cheia de casais passeando, gente correndo, jovens patinando. E o pôr do sol é daqueles programas imperdíveis.

A viagem de Nice a Cannes dura apenas 30 minutos. São 33 km até a cidade mais culta da costa francesa, meca do cinema europeu. Discreta, mas ao mesmo tempo sofisticada, Cannes tem belas e calmas praias e uma vida social bem agitada. Lugar perfeito para comer peixes e frutos do mar acompanhados do tradicional champanhe francês.

Seguindo mais 70 km chegamos a Sainte-Maxime, ótima opção para servir como base para visitar Saint-Tropez. Mais barata e com boas opções de hotéis, a pequena cidade fica a 16 km da antiga vila de pescadores. Saint-Tropez é um ovo, com ruas estreitas, mas cheia de charme. O porto enfrenta um engarrafamento de lanchas de jovens milionários e estrelas de Hollywood. As boates são disputadas. E os fotógrafos estão por todos os lados atrás de celebridades.

A aventura termina na pequena Cassis, a 112 km de Saint-Tropez - cenário dos Calanques, pequenas praias de águas transparentes escondidas entre uma região montanhosa. O acesso é difícil, mas vale cada esforço. Só é possível descobrir esse paraíso seguindo por trilhas, com subidas e descidas.

É cansativo, mas extremamente recompensador. É maravilhoso olhar do alto de montanhas e ver o horizonte com uma mistura de pedras, floresta e mar. Um dos lugares mais fantásticos da Europa.

Crepes e pizzas, as opções
É difícil gastar pouco em Saint-Tropez. Tudo é muito caro. Das diárias dos hotéis aos estacionamentos públicos. Mas é possível economizar e ainda comer muito bem. Em pleno píer, La Crêperie Bretonne serve crepes maravilhosos de queijo ou nutella por R$ 21. Na Pizzeria Bruno é possível saborear uma ótima pizza por R$ 30. E a sobremesa precisa ser na famosa Giovanni Gelateria. O sorvete de pistache sai por R$ 12.

Calanque
As praias escondidas nos calanques estão entre as maiores preciosidades da França. A Calanque d'En-Vau está entre as dez mais bonitas de todo o mundo, eleita pelo jornal americano "The New York Times". No total, são 14 praias, mas apenas oito podem ser visitadas após caminhadas repletas de subidas e descidas. É possível também fazer os passeios de barco, saindo do porto de Cassis. Eles mostram uma visão diferente dos calanques.

Pacotes:
Paris e Sul da França de Trem Saídas até 20/10/2011

Hotéis categoria turística:
Paris - All Seasons Gare de L´est Chateau Landon. Avignon - Mercure Avignon Cite Des Papes.
Aix-en-Provence - Quality Hotel & Suites Les Floridianes.
Nice - Novotel Nice Centre
Quarto Duplo - US$2.753 por pessoa c/café da manhã

Passagem aérea em classe econômica.3 noites de hospedagem em Paris; 2 noites de hospedagem em Avignon; 2 noites de hospedagem em Aix-en-Provence; 3 noites de hospedagem em Nice. Passagem de trem (2ª classe) nos trechos Paris / Avignon, Avignon / Aix-en-Provence, Aix-en-Provence / Nice. Seguro viagem básico. Não inclui taxas de embarque e taxas relativas aos passes de trem. Valores e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso.
Informações: Stella Barros RJ, tel.: 2430-1111

Serviço:
Hotéis(diária para o casal)

Monaco
Novotel Monte Carlo - 192

Nice
Ibis Nice Centre - 84
Mercure Nice Grimaldi - 107

Cassis
Hotel Le Golfe - 90 euros
Les Jardins de Cassis - 110s

Cannes
Holiday Inn Garden Court - 115
Mercure Cannes Mandelieu - 107

Sainte-Maxime e Saint-Tropez
Hotel Les Lauriers - 118
Golf Plaza Hotel - 221

Aluguel de carro
Avis
www.avis.com.br
Hertz
www.hertz.com.br

Restaurantes
Terres de Truffes - Nice
www.terresdetruffes.com
Ótimo lugar para almoçar e saborear bons chocolates.

Noite
Club Vip Room
http://st-tropez.viproom.fr/Badalada boate de Saint-Tropez.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rio pode virar capital do turismo LGBT, diz jornal inglês

Capital das maravilhas do Brasil, o Rio de Janeiro se prepara para ser referência mundial do turismo gay, segundo reportagem publicada nesta terça-feira (12) pelo diário inglês The Guardian. De acordo com o jornal, nos últimos meses aconteceram diversas ações favoráveis à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) como cursos vocacionais para travestis, projetos contra intimidação de estudantes gays e lésbicas e uma nova lei proibindo a discriminação nos clubes noturnos da cidade.

Outra iniciativa tomada pela prefeitura da cidade foi a criação de uma secretaria especial para a diversidade, liderada pelo estilista Carlos Tufvesson. O jornal ressalta que essas iniciativas são uma potencial fonte de renda para a cidade, já que 25% dos turistas que visitaram o Rio no ano passado eram gays.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Conheça os hotéis flutuantes mais fantásticos do mundo

Passar alguns dias em um resort, com uma vista para a praia, sem nada nem ninguém incomodar, é um desejo universal. Agora, se hospedar em um hotel charmoso, construído sobre o mar, em meio à natureza completamente intocada é um sonho. Um sonho que pode ser realizado.

Os hotéis flutuantes oferecem os mais diversos tipos de alojamentos contruídos em barcos, jangadas ou instalações de madeira. A maioria só é acessível pelo mar, o que tona a viagem ainda mais especial. Conheça as cinco melhores opções de hospedagem sobre o oceano selecionadas pela CNN.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Confira destinos diferentes para suas férias de julho

A revista americana National Geographic conhece como ninguém os melhores destinos do planeta. É por isso que suas dicas de viagens sempre são interessantes, com lugares surpreendentes. Desta vez, a publicação fez uma lista com 10 destinos que podem servir para você escolher onde passar as férias de julho. Saiba que nada aqui é tradicional, mas se for para impressionar a garotada, está valendo.

1) Muskoka Cottage Country, Canadá
No Canadá, a expressão "Cottage Country" é usada para conjuntos de casas recreativas perto de lagos, onde os habitantes das grandes cidades passam finais de semana ou férias de verão. O distrito de Muskoka tem é um deles. Com uma natureza incrível, nem parece que você está a menos de duas horas de Toronto, maior cidade do país. São mais de 10 mil km de litoral em mais cerca de 1,6 mil lagos, e incontáveis cachoeiras. Há ainda os 7 vilarejos históricos, o parque provincial de Algonquin ao oeste e o Parque Nacional de Georgian Bay Islands e suas 30 mil ilhas ao leste. Passe o dia andando de caiaque no lago de Muskoka e aproveite muito este belo canto natural canadense.

2) Patagônia, Argentina
A Patagônia é um paraíso para qualquer amante da natureza. Nossos vizinhos argentinos têm a sorte de ter em seu território a maior área desta região mítica. No inverno, estações de esqui, como Las Leñas, Bariloche e Cerro Bayo, são uma boa pedida. Elas têm sempre vistas incríveis e neve de qualidade. Pense em férias de aventura do lado da cordilheira dos Andes, com seus lagos e paisagens montanhosas e o Glaciar Perito Moreno, ou se preferir pode ir do lado do Atlântico, com maravilhas naturais como Península Valdes e sua incrível fauna. Destaque para as baleias, que você pode ver bem de perto em Puerto Pirámide.

3) Ilhas de San Juan, Estados Unidos
O estado de Washington, ao norte do litoral oeste dos Estados Unidos, perto da fronteira como o Canadá, tem um arquipélago chamado San Juan Islands formado por quatro ilhas principais (San Juan, Orcas, Lopez e Shaw) e mais de 170 ilhotas. O lugar é conhecido pela sua riqueza natural, com paisagens de tirar o fôlego e a possibilidade de avistar orcas, focas e outros animais no parque estadual de Lime Kiln Point. As ilhas são acessíveis num voo de 40 minutos de Seattle, e também é possível fazer o caminho de carro, chegando de ferryboat.

4) Minneapolis, Estados Unidos
Nova York, Miami, Los Angeles¿ muitos turistas escolhem os Estados Unidos para suas férias de inverno. Mas raros são os que já pensaram em visitar Minneapolis, no estado de Minnessota, no norte do país. Cidade dos amantes de esportes, conta com um estádio que foi escolhido o melhor do país, mas também têm 57 museus e diversas opções de lazer em meio à natureza. O rio Mississipi e a chamada "cadeia de lagos¿, conjunto de mais de 10 mil lagos, oferecem um marco privilegiado para atividades como caiaque, pesca e caminhada em trilha.

5) Glacier Bay National Park, Alaska
O Alaska é um dos lugares mais selvagens do mundo e o Glacier Bay National Park ilustra bem o espírito da região. Imensos glaciares cobrem cerca de 30% deste parque marinho de mais de um milhão de hectares. O parque faz parte do Patrimônio de Preservação da Biosfera da UNESCO, e serve como lar para animais tão diferentes como ursos, baleias e cabras da montanha. O parque tem também paisagens variadas, com seus fiordes, picos e falésias.

6) Cardiff, País de Gales
Historicamente conhecida por ser uma cidade de castelos e carvão, Cardiff, capital galesa a 200 km de Londres, está emergindo como um destino moderno, uma cidade que se renova com opções culturais e esportivas. A Baía de Cardiff, antes maior porto de exportação de carvão do mundo, foi transformada em centro de diversões onde se pode praticar caiaque e windsurf, alem de fazer compras ou jantar no centro comercial de Mermaid Quay. Mantendo a tradição, o mítico castelo de Cardiff organiza grandes jogos medievais nos seus jardins.

7) Arquipélago de Estocolmo, Suécia
Cerca de 25 mil ilhas, apenas 1 mil delas habitadas, formam o chamado ¿jardim marítimo¿ de Estocolmo. Esta maravilha começa na capital sueca e chega a até 60 km de distância, com águas verdes que podem ser exploradas de ferryboat, caiaque ou veleiro. Os suecos aproveitam esta grande extensão de água e terra para fazer piqueniques, curtir suas praias e acampar nas florestas. Durante os meses do verão europeu, o sol não se põe até as 10 da noite, dando muitas horas para aproveitar as maravilhas naturais do arquipélago.

8) Açores, Portugal
Apesar de serem território de Portugal, as Açores ficam a mais de 1,6 mil km das costas portuguesas. E é justamente essa distância que mantém estas nove ilhas preservadas do turismo em massa, permitindo à aqueles que visitam o arquipélago aproveitar de maneira única suas paisagens vulcânicas e suas praias desertas. As ilhas, que têm São Miguel e Faial como suas principais, estão conectadas por ferryboats durante o verão.

9) Roatán, Honduras
A cerca de 50 km do litoral hondurenho, a ilha de Roatán é um sonho para mergulhadores de todo o planeta. Cercada por uma barreira de coral, Roatán tem uma vida marinha impressionante e água de uma visibilidade muito grande, o que faz dela um destino ótimo para mergulhadores experientes ou para iniciantes que apenas querem se divertir fazendo snorkel. Com sorte, você mergulhará não só entre peixes colorido, mas também entre grupos de golfinhos.

10) Istria, Croácia
Nos últimos anos, a Croácia virou um destino badalado do verão europeu, com suas magníficas praias e um litoral atraente. A península de Istria tem mais de 40 praias num litoral de mais de 500 km e é um dos destinos mais tradicionais da Croácia. Baías cristalinas praias tranquilas de areia fina cercadas de florestas se juntam a cidade medievais e antigas ruínas a serem exploradas na Riviera de Medulin. Ao sul de Medulin, o Cabo Kamenjak é uma reserva natural com falésias imponentes e praias remotas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Gramado é opção para curtir o inverno; saiba mais

O Brasil é conhecido por ser um País tropical e com belas praias, mas existem locais que realmente lembram o clima europeu, tanto pela temperatura quanto pela elegância. Localizada no coração da Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, Gramado se destaca como um dos polos turísticos mais procurados durante todo o ano, principalmente no inverno.

Nessa época, turistas de todas as regiões lotam os hotéis e esperam a sorte de presenciarem a queda da tão esperada neve, que costuma fazer presença nos meses mais frios do ano. Com um frio abaixo de zero em muitos dias do inverno, a cidade possui cerca de 11 mil leitos, distribuídos em 150 hotéis e pousadas, que costumam ficar lotados por turistas amantes do clima mais aconchegante.

Confira algumas das principais atrações da cidade e alguns locais que você não pode deixar de visitar em Gramado. Pegue sua mala, gorro, luvas e cachecol e faça uma boa viagem.

Centro Municipal de Cultura
Para quem estiver interessado em uma programação cultural de qualidade, como artes, música, dança e teatro, o Centro de Cultura de Gramado é o local ideal. O espaço abriga durante o ano inteiro exposições e oficinas, trazendo diversidade cultural para perto do público que frequenta o ambiente. O centro fica localizado ao lado do Lago Joaquina Rita Bier, nas instalações do antigo Gramado Parque Hotel.

Palácio dos Festivais
Palco do principal festival de cinema do País, o Palácio dos Festivais possui sessões sextas, sábados e domingos. Lá, você pode sentir um pouco do clima do local por onde passam as principais estrelas do cinema brasileiro e internacional.

Rua Coberta
Com o frio propenso à neve, não poderia haver rua mais aconchegante. Ali, pode-se encontrar cafeteria e bistrôs para um brunch, chá da tarde ou happy hour com os amigos.

Hollywood - Museu do Automóvel
Para quem adora automóveis antigos, a dica é conhecer o Museu de Automóveis de Gramado. São inúmeros modelos das décadas de 50 e 60 muito bem conservados, além de motocicletas antigas de tirar o fôlego. O museu fica aberto das 8h às 18h e a entrada custa R$20,00.

Dreamland - Museu de Cera
Assim como Hollywood possui o museu de Madame Tussauds, Gramado também p restigia grandes personalidades mundiais, visando reconstruir todo o clima dos grandes sucessos do cinema no Museu de Cera Dreamland.

Lago Negro
Conta-se que Leopoldo Rosenfeldt, considerado o pioneiro no turismo em Gramado, construiu um lago em meados de 1953, após um grande incêndio ter arrasado a imensa mata existente na região. Rosenfeldt decorou as margens do lado com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o nome, Lago Negro. Hoje, o local virou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, sendo possível usar os pedalinhos em formato de cisne e caminhar por rotas cuja paisagem é encantadora.

Programação para o inverno 2011

Além destes pontos turísticos que funcionam o ano todo, a cidade preparou uma programação especial para os turistas que vão passar o inverno na cidade. Se você pretende ir até Gramado ainda nesta temporada de 2001, confira algumas das principais atrações do inverno na cidade.

Estação Gramado
O Estação Gramado oferece atrações para toda a família. Entre as opções, o melhor da música, gastronomia, cultura e esportes com shows, espaço kids, feiras, espaços de beleza, passeios e workshops. A cidade se transforma para proporcionar momentos únicos para crianças, jovens e adultos. O evento, que está na sua quinta edição e envolverá quatro pontos da cidade, ocorrerá até o dia 31 de julho.

Festival de Inverno
A 5ª edição do Festival de Inverno promete aquecer a cidade de 12 de julho a 1º de agosto, misturando atrações de lazer, cultura e entretenimento. Quem possui interesse artes, o evento é um prato cheio: entre as opções, Esquinas culturais, Serenata de Inverno, Marchin Band, Inverno Acústico e Exposição de Artistas Plásticos.

Feira do Livro
Até o dia 17 de julho a Rua Coberta se transforma num grande espaço cultural, cujo foco é a literatura, teatro e música. De acordo com a prefeitura da cidade, os estandes temáticos da Feira em 2011 serão divididos entre Negócios, Religiões, Infantil, Pedagógicos, Literatura, Sebo, Escritores Gramadenses e Produção Geral. Além disso, oficinas, espaços para contar histórias, esquetes teatrais, sessões de autógrafos são algumas das várias atividades propostas.

39º Festival de Cinema
Em agosto, Gramado se torna o principal palco brasileiro da sétima arte. Este ano, o tradicional festival completa a sua 39ª edição e turistas de todo o país irão comparecer na expectativa de ver de perto astros e estrelas da TV e das telonas. O evento começa dia 5 de agosto e vai até o dia 13 do mesmo mês.

Onde ficar
A rede hoteleira da cidade é extensa e tem vasta experiência com o turismo, sendo considerada a melhor do Rio Grande do Sul. Se você procura luxo e um atendimento completo, a dica é o Resort Convenções & SPA, que dispõe de diversas opções de lazer para a família, como piscinas térmicas e espaço kids. Além disso, oferece várias opções da gastronomia regional e internacional.

Se você pretende ficar bem próximo às atrações da cidade, a dica é o Hotel Alpenhaus, que oferece um estilo flat com minicopa e uma estrutura que oferece sauna, sala de ginástica e piscina térmica. Mas ainda existem opções de pousadas, que podem ser bem elegantes, como Pousada Ald'Mama, que fica próximo dos principais pontos turísticos da cidade.

Seja qual for a sua opção, Gramado terá uma hospedagem para você, mas faça logo as reservas, pois a temporada de inverno promete ferver nesta cidade do sul do Brasil.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conheça o Azerbaijão, a definição do contraste

Poucos países no mundo são tão intrigantes quanto o Azerbaijão. Uma terra de contrastes coberta quase que totalmente por desertos de pedra e areia, o país possui uma geologia única com depósitos de gás natural que ao longo dos séculos criaram fissuras onde o fogo surge espontaneamente. Essa magia encantou persas, indianos e os povos do Cáucaso, que cruzavam meio mundo para chegar à "Terra do Fogo" e fazer oferendas aos deuses do Zoroastrismo, Animismo e Hinduísmo.

sábado, 9 de julho de 2011

Conheça Mônaco além do casamento real

Mesmo que você não tenha sido convidado ao casamento do príncipe Albert II com a sul-africana Charlene Wittstock, não perca a chance de visitar Mônaco: um Principado de dois quilômetros quadrados, encravado na côte D'Azur, famoso pelo cassino e pela midiática família Grimaldi.

Cerca de 7 milhões de turistas viajam todo ano a esta pequena Cidade Estado, famosa por ser o endereço de atletas de alto nível e de executivos, peças de um quebra-cabeça de quase 120 nacionalidades em apenas 35,6 mil habitantes. Deles, 7,6 mil figuram entre os mais privilegiados: os que gozam da nacionalidade monegasca, transmitida de pai para filho, e que além do direito a voto, concede benefícios como o acesso preferencial ao cargos de trabalho e ajuda de moradia próxima a 70% .

Inclusive no menor dos estabelecimentos comerciais, os donos são capazes de atender o turista em inglês, francês e italiano, e com o casamento real, o principado também se esforçou para mostrar ao mundo uma faceta amigável, longe da imagem de capital do jogo e da evasão fiscal.

Uma visita turística
O turista tem grandes chances de aproveitar um dos 300 dias de sol ao ano de Mônaco, e não pode deixar de conferir a vista do Cassino e da Ópera de Monte-Carlo, construída em 1863. Por 10 euros (equivalente a US$ 13) e nos 40 minutos de circuito, os visitantes podem ver seus salões decorados com espetaculares vitrais, esculturas e pinturas. principal cenário de uma atividade que no entanto não representa na atualidade mais que 4% da renda de negócios.

Outra clássica parada é residência da família Grimaldi, famosa pelas fotografias das tradicionais saudações dos balcões do Palácio nas festas nacionais e construída em uma antiga fortaleza levantada pelos genoveses em 1215.Pinturas do século XVI, uma chaminé do Renascimento na Sala de Trono, o pátio de Honra e suas escadas do século XVII de mármore de Carrara dão as boas-vindas ao visitante no interior da família soberana, marcada pelas manchetes de jornais pelos seus casamentos fracassados, mortes trágicas e escândalos internos.

A repercussão do novo casamento no Principado, tanto em notoriedade como do ponto de vista econômico, ainda não pode ser quantificada, mas chegou a impactar nos números de visitantes de das competições internacionais mais famosas realizadas no local.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 e o torneio de Tênis de Monte Carlo registraram desde o anúncio do noivado, em junho de 2010, vendas "históricas" de ingressos, e a quantidade de gente que assiste a troca da guarda duplicou, segundo indica o Escritório nacional de Turismo.

Reinventar-se
O certo é que desde que Albert II assumiu em março de 2004 a regência do Principado e que desde a morte de seu pai, em 6 de abril de 2005, se tornou príncipe reinante, Mônaco investe na sua intenção de reinventar-se.

A partir dos anos 1950, sob o mandato do príncipe Rainer, se apostou em transformar o reino em uma referência em inovação bancária, tecnológica e cultural, com o meio ambiente no alto de suas prioridades.

Consciente de suas limitações geográficas, conseguiram ganhar 20% de seu território, ambição expansiva que não cessou na atualidade, mas que se realiza sob a vigilância dos grupos ambientalistas.

Essa demonstração de poder em um oásis de tranquilidade, paraíso dos 'bon vivant', encontra uma experiência nova no Hôtel de Paris, que nos anos dourados hospedava estrelas como Ava Gardner, Liz Taylor, e até a própria Grace Kelly.

E os nostálgico podem dirigir-se até a catedral, edifício de estilo romano-bizantino construído em pedras brancas em 1875, onde foi celebrado em 1956 o casamento de Rainier com a princesa Grace. Albert II e a sul-africana Charlene Wittstock, por sua vez, se casaram no dia 2 de julho na praça do Palácio.

Caso optar por encerrar seu percurso com outros dos pontos turísticos mais procurados, acabará no Museu Oceanográfico, inaugurado em 1910 por seu fundador, Albert I, e no Fort Antoine, fortaleza construída no início do século XVIII, e usada na atualidade como teatro ao ar livre.

Não faltam possibilidades em apenas dois quilômetros quadrados de território aos pés dos Alpes e frente do Mediterrâneo, estampa perfeita na qual iates de todo tamanho lembram o poderio econômico de quem escolheu o lugar para seu endereço, ou mesmo de veraneio.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sacadas são obra-prima de Cartagena; saiba mais

As sacadas da histórica e romântica de Cartagena de Índias, ao norte da Colômbia, são como uma espécie de arte final que fazem de sua região antiga uma obra-prima admirada por todos que passeiam pelas estreitas vielas e se deleitam com as histórias de piratas e de amores do Caribe.

Seu belo estilo singular, similar ao da arquitetura da Cartagena colonial, tem influência espanhola, principalmente da região da Andaluzia, porta de entrada da maioria dos colonizadores ibéricos que chegaram ao novo continente e trouxeram seus costumes.

"Nós temos herança andaluza, as primeiras construções refletem essa influência que é também árabe dada esta colonização na Espanha que durou 800 anos", disse à Agência Efe o especialista em preservação, observação e restauração do patrimônio histórico, Ricardo Sabaleta.

Pouco se sabe sobre a origem das sacadas, mas arquitetos que estudam a história e as origens da cidade acreditam que foram erigidas pela necessidade de refrescar as casas durante as temporadas mais quentes do ano.

No início "os balcões tinham uma propósito eminentemente ambiental" já que sua construção aberta, iluminada e a especial disposição dos balaústres e das colunas das varandas permitiam a entrada do vento marinho que circulava por toda a casa, permitindo um "ambiente fresco e agradável", detalhou Sabaleta.

"Para se proteger do forte calor, as casas têm muros largos que são termodinâmicos e, portanto, as sacadas servem como proteção da incidência do sol, ou seja, são como uma grande ala que se projeta para fora da propriedade. O que acontece é que o sol chega apenas até o balcão e não passa para a parte interna do imóvel", acrescentou.

Cartagena tem uma temperatura média anual de 28 graus centígrados, no entanto, por volta de meio-dia durante as temporadas mais amenas o termômetro dificilmente marca menos de 30 graus centígrados e a umidade relativa média é de 85%, o que dá uma sensação térmica elevada que chega a ser sufocante.

As sacadas que enfeitam a maior parte dos velhos casarões, milhões de vezes fotografados por turistas, constituem o principal atrativo dentro da já fascinante arquitetura de Cartagena e serviram e continuam servindo de inspiração para poetas, escritores, pintores, escultores e artistas.

Estes espaços exclusivos decorados muitas vezes com flores coloridas que evocam histórias de amores proibidos protegidos pela penumbra da noite e pela tênue luz dos postes de luz fazem parte também dos cenários reais e imaginários presentes nos romances do Nobel colombiano, Gabriel García Márquez.

Os balcões são, segundo Sabaleta, "únicos no mundo" e podem ser vistos em diferentes alturas em todas as ruas da cidade. São coloridos, amplos, altos, rústicos, sóbrios, republicanos, coloniais, de madeira e de cimento, enfeitados com flores, discretos, mas todos são "indiscutivelmente maravilhosos".

Junto às sacadas de influência colonial em sua construção em Cartagena também estão as que foram erguidas com a chegada entre 1800 e 1900 da época republicana e nos quais se destacam a robustez de seus balaústres, das colunas e do uso do cimento como material principal nas construções.

Com o passar do tempo, a modernidade e o auge que Cartagena vem conquistando como cidade histórica e turística e, principalmente com as restaurações dos velhos casarões que os transformaram em luxuosos hotéis-boutiques, os balcões adquiriram uma função basicamente estética.

O porto, a fortaleza e o conjunto monumental de Cartagena foram declarados Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em novembro de 1984.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Paradisíaca ou agitada: confira praias para lua de mel

A revista americana Brides é especialista em tudo aquilo que tem a ver com casamentos: vestidos, decorações, festas e, claro, ideias de destinos para lua de mel. A publicação escolheu 25 praias com estilos diferentes para o casal relaxar após o casamento, dividindo-as entre aquelas ideais para praticar esportes aquáticos, para apreciar um momento romântico assistindo a um magnífico pôr-do-sol, para se divertir numa praia mais agitada e badalada, para aproveitar o seu amor num visual paradisíaco e viver momentos inesquecíveis a dois numa praia afastada e deserta. Confira a lista:

Esportes aquáticos
1) Baía de Dickenson, Antígua Os habitantes de Antígua, ilha caribenha de 280 km², costumam dizer que eles têm 365 praias, uma para cada dia do ano. Para os amantes de esportes aquáticos, tanto experientes como iniciantes, a Baía de Dickenson, próxima a Saint John, capital da ilha, é um local ideal para praticar vela, caiaque ou windsurfe em águas calmas e paradisíacas. A prática de snorkel é outro destaque do local, onde você pode apreciar centenas de peixes coloridos nos recifes da baía. Ao final do dia, relaxe bebendo drinques tropicais em algum dos barzinhos da praia.

2) Praia de Grace Bay, Turcos e Caícos
Vizinhas das Bahamas, as Turcos e Caícos são formadas por 40 ilhas e ilhotas, das quais apenas oito são habitadas. A ilha de Providenciales tem a praia de Grace Bay, com areias brancas, águas transparentes e cálidas e diversas opções esportivas. A empresa Big Blue organiza excursões de mergulho para a avistagem de baleias, a Captain Marvin¿s, propõe a prática de parasail e a Nautique Sports, esqui aquático. A praia também conta com alguns dos melhores resorts do arquipélago, como o Regent Palms.

3) Palm Beach, Aruba
Aruba é uma pequena ilha holandesa das Antilhas, próxima ao litoral da Venezuela. Sua praia de Palm Beach (como as outras praias da ilha) é reputada pela areia fina, as palmeiras e as águas turquesas. Os destaques de Palm Beach são sua grande variedade de resorts de luxo como o Marriott, o Westin e o Hyatt, mas também a constante brisa, que a torna ideal para a prática de esportes como windsurf e kite surf. Se preferir, pode navegara a vela num luxuoso catamarã, dando uma parada para um mergulho, no qual apenas com máscara e snorkel é possível avistar cardumes de peixes coloridos.

4) Seven Mile Beach, Grande Caimão
Grande Caimão é a maior das três ilhas que formam o arquipélago das Ilhas Caimão, território ultramarino do Reino Unido situado no Caribe. Apesar de seu nome levemente enganoso , com cerca de 5 milhas e meia (8.8 km) e não 7 ( 11.2 km), Seven Mile Beach é uma das mais belas e relaxantes praias do Caribe. A água é transparente e irresistível e existem vários jeitos de aproveitá-la além de apenas dar um mergulhinho. Alugue um caiaque, leve máscara e snorkel ou amarre-se a um parasailing e aprecie as belezas desta ilha de muitos jeitos diferentes, sob a água, sobre a água ou voando por cima dela.

5) Trunk Bay Beach, Ilhas Virgens Britânicas
Próximas de Porto Rico, as Ilhas Virgens Britânicas são um arquipélago de cerca de 60 ilhas e ilhotas. A principal é a ilha de Saint John, com 2 terços de seu território compostos por uma reserva natural. Suas praias tem uma areia finíssima, muito agradável para relaxar, mas nas suas águas cristalinas é que estão as principais atrações. Na praia de Trunk Bay, a poucos metros da costa, um caminho de corais de 200 metros recebe inúmeras espécies de animais marinhos, de peixes papagaio a barracudas, passando por arraias, ideal para uma sessão de mergulho a dois.

Os pores-do-sol mais bonitos
6) Esmerald Bay, Malásia A Ilha de Pangkor, no oeste da Malásia, tem uma das praias mais bonitas do mundo: Emerald Bay. Exclusiva do Pangkor Laut resort, Emerald Bay é ideal para uma tarde a dois, após aproveitar as belezas naturais da ilha ou relaxar no spa, tomando um drinque e comendo petiscos locais admirando um pôr-do-sol embasbacante.

7) Kaanapali, Maui, Havaí
Ao final desta praia com diversos resorts, como o Sheraton Maui, encontra-se Black Rock, sítio de uma das últimas erupções vulcânicas da ilha havaiana de Maui. Suas falésias recortadas eram consideradas como sagradas pelos antigos havaianos, que acreditavam que, após a morte, os espíritos pulavam desde o lugar para juntar-se a seus ancestrais. Ver o sol iluminar os penhascos escuros e esconder-se lentamente atrás deles para se por no mar é quase sobrenatural. Após um dia na praia, visitantes se juntam para ver o show, portanto, pegue um drinque e garanta um lugar na primeira fila

8) Laguna Beach, Califórnia
Situada entre Los Angeles e San Diego, Laguna Beach é um destino muito popular do Sul da Califórnia, com mais de 10 km de praias com palmeiras e um ambiente badalado típico da costa Oeste dos Estados Unidos. O pôr-do-sol pode ser apreciado comendo sanduíches de lagosta e bebendo vinho californiano durante um piquenique na areia, ou em algum dos restaurantes chiques do topo das falésias locais. Após o pôr-do-sol, visite algumas das galerias de arte do centro da cidade e compre algum quadro que represente o belo litoral.

9) Praia dos Namorados, México
A ponta sul da península da Califórnia tem a cidade balneária de Los Cabos, um dos principais destinos turísticos do México. Para ver o pôr-do-sol, nada melhor do que fugir dos turistas do centro da cidade, rumo a um canto afastado como a Praia dos Namorados. Para isto, impossível ir a pé: é preciso pegar um táxi aquático, e combinar um horário para ser recolhido. Leve uma cesta de piquenique e passe a tarde no local, espreguiçando-se sob o sol, e finalizando pelo espetáculo de fim da tarde, tendo, com sorte, a companhia de baleias para fazer do seu dia inesquecível.

Praias divertidas e badaladas
10) Seven Mile Beach, Jamaica
A Jamaica, situada 150 km ao sul de Cuba é uma ilha montanhosa com muitas praias e bom astral permanente. A praia de Seven Mile (mais uma!) no litoral de Negril, na ponta oeste da ilha, é a mais longa do país. Trata-se também de uma das mais agitadas, e sua principal graça é ver um magnífico pôr-do-sol, numa bela praia, para depois aproveitar os diversos bares do local, com DJs botando som ao volume máximo para muita diversão até altas horas.

11) Barceloneta, Barcelona
A cidade de Barcelona, convenhamos, não é um lugar para se visitar apenas para ir à praia. Mas depois de visitar esta incrível cidade de 1, 5 milhões de habitantes, com suas ramblas, suas obras de Gaudí e suas lojas descoladas, sempre é agradável saber que a apenas algumas estações de metrô você também tem praias do Mediterrâneo para sentar, tomar uma cerveja e curtir o sol espanhol. A praia de Barceloneta tem agito o dia inteiro, com ciclistas e patinadores que aproveitam seu calçadão e jovens catalães e da Europa inteira prevendo qual será o roteiro de baladas da noite.

12) Bondi Beach, Sydney
A ensolarada cidade australiana de Sydney é conhecida pela sua famosa ópera, suas baladas e por ter alguns dos melhores restaurantes do país. Mas é em praias badaladas como a de Bondi, sinônimo da cultura australiana, a cerca de 7 km do centro da cidade, que se juntam os verdadeiros habitantes da cidade para surfar, jogar vôlei ou apenas passar o dia relaxando sob o sol da Oceania.

13) Santa Monica, Califórnia
De dia ou de noite, esta praia de mais de 5 km a meia hora do centro de Los Angeles tem a típica energia do sul da Califórnia. Alguns corpos sarados bronzeiam sobre a areia, outros surfam no Pacífico e outros passeiam de patins sobre o calçadão de Venice Beach. Após o pôr-do-sol, jovens se juntam no local para aproveitar os bares e restaurantes locais e se divertir no Pacific Park, famoso parque de diversões sobre o píer de Santa Mônica.

14) South Beach, Miami
South Beach ilustra a essência de Miami: carrões, corpos esculturais e muita badalação. Representada por Ocean Drive, sua rua principal que beira a praia, South Beach é um mundinho à parte, marcado por uma arquitetura Art Déco, com hotéis como o Ritz-Carlton, restaurantes, bares e baladas como o Club Level para curtir após um dia na praia.

15) Waikiki, Havaí
Honolulu, na ilha de Oahu, é a principal cidade do arquipélago havaiano. E Waikiki, com certeza, sua praia mais famosa. Waikiki é o epicentro da cidade e define tudo o que evoca o Havaí, com surfistas experientes e amadores, surfando as ondas míticas do local e pessoas se divertindo com diferentes esportes ou fazendo um luau. A poucos passos da praia, no passeio conhecido como Waikiki Beach Walk há diversas lojas, restaurantes e bares. De noite, jante no descolado restaurante Nobu, e nos finais de semana, assista um dos filmes que são projetados numa tela instalada na areia.

Lugares idílicos
16) Captiva Island, Flórida
O litoral da Flórida tem praias e ilhas paradisíacas para todos os gostos. Captiva Island, na parte do Golfo do México, é uma delas, a cerca de uma hora de carro da cidade de Fort Mayers, passando pela ilha de Sanibel. Ao chegar, você encontrará uma pequena cidade com um ambiente acolhedor e relaxado, com uma grande praia com areia branca e vários quilômetros de extensão, com poucos visitantes e águas cristalinas para aproveitar muito o calor deste ensolarado Estado americano.

17) Praia de Maroma, México
A Riviera Maia é um dos destinos mais bonitos do México, com monumentos arqueológicos e praias paradisíacas. Perto de Cancun, a praia de Maroma é uma das mais incríveis e exclusivas de toda a região. Mas o que faz dela ainda mais especial é o seu luxuoso Maroma Resort & Spa, idealmente decorado com estilo mexicano e com o luxo necessário para fazer de sua estadia uma lembrança inesquecível.

18) Pink Sands, Harbour Island, Bahamas
Muitas das praias das Bahamas têm a particularidade de ter areia rosa, uma beleza única no já muito belo Caribe. Não é apenas a praia de Pink Sands (areias rosas), na ilha de Harbour Island, que tem este belo toque, mas ela é uma das mais bonitas e luxuosas, com um exclusivo resort com 25 bangalôs, e muita tranquilidade ao longo de seus quase 5 km.

19) Shoal Bay East, Anguila
A ilha de Anguila é sinônimo de beleza e tranquilidade em suas águas turquesas e praias de areia fina ao norte do Caribe. Shoal Bay East, com cerca de 1 km de extensão, oferece a combinação perfeita entre relaxamento e recreação, aproveitando suas águas cálidas e deliciando-se com drinques caribenhos e uma boa lagosta grelhada.

20) Warwick Long Bay, Bermuda
O Atlântico, a cerca de 1000 km da costa leste dos Estados Unidos, guarda um pequeno canto de paraíso elegante e sofisticado, um dos destinos preferidos de endinheirados turistas americanos. Os conhecedores de Bermuda sabem que uma de suas melhores praias é a de Warwick, com uma extensa faixa de areia que varia entre o dourado e o rosa. Nos finais de semana, a praia é bastante frequentada, mas durante a semana você encontrará um paraíso preservado, um canto para ter total tranquilidade. Uma pequena curiosidade: desde esta praia, você poderá observar a ponta norte do lendário triangulo das Bermudas.

Praias para fugir a dois
21) Ilha de Nooki Nooki, Fiji
As ilhas Fiji, ao Norte da Nova Zelândia, são um território composto por mais de 300 ilhas e ilhotas. Trata-se de um paraíso para os românticos em busca de uma escapada para celebrar o seu amor de um jeito exclusivo. A ilha de Nooki Nooki, leva a exclusividade ao extremo, sendo especialmente preparada para acolher apenas duas pessoas por um dia inteiro. Você será levado até o local e recebido com pétalas de flores, e uma cabana sobre a fina areia com champanhe, salada de lagosta, muffins e frutas. Além, claro, do equipamento para mergulho para apreciar as belezas submarinas deste paraíso natural onde pedras vulcânicas se encontram com um mar cristalino.

22) Railay, Tailândia
Situada na ponta sul da Tailândia, a Península de Phra Nang parece encontrar-se a milhões de quilômetros de qualquer lugar habitado, com suas belas falésias que caem sobre as águas verdes do Mar de Andamão e macacos pulando de coqueiro em coqueiro. Para aproveitar esta região de um jeito exclusivo: dirija-se à praia de Railay, uma das três praias do resort Rayavade, nade até as falésias e sinta-se como se estivesse numa ilha deserta, sem perder o luxo do resort quando você quiser voltar para jantar no The Grotto, restaurante pé na areia do Resort.

23) Palmetto Point, Barbuda
Poucas são as praias do Caribe onde você pode estar o dia inteiro sem cruzar nenhuma outra alma. Palmetto Point é uma dessas raridades imperdíveis. O litoral sul da ilha de Barbuda, que faz parte de Antigua e Barbuda, oferece esta praia de quase 19 quilômetros onde areias com tons rosados encontram-se com o mar azul turquesa.

24) Baía de Intendance , Seychelles
As Seychelles são um dos lugares mais exclusivos e paradisíacos do planeta, sonho de consumo de qualquer casal em busca de uma viagem romântica. E é na ilha de Mahé que o Beatle Gorge Harrison comprou uma parcela de terra que hoje é o Banyan Tree Resort, um dos principais do arquipélago. O resort tem uma praia incrível com areia bem fina. Peça uma cesta de piquenique ou reserve um churrasco a dois na praia antes de voltar para sua vila e dar um mergulho em sua piscina privada sob as estrelas do Oceano Índico.

25) Tikehau, Polinésia Francesa
É quase impossível pensar num lugar tão remoto quanto o atol de Tikehay, um anel brilhante de areia, corais e palmeiras a cerca de uma hora de vôo de Papeete, no Taiti. As melhores praias estão dentro do atol, com areia branca que se junta a uma lagoa cálida com diferentes tons de azul e verde. Tikehau está feito de dezenas de pequenas ilhotas inabitadas. Aloje-se no Tikehau Pearl Beach Resort, e pegue um caiaque a dois para encontrar o lugar perfeito para parar e se maravilhar com algumas das praias mais magníficas do mundo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Letônia: turistas passam noite em celas de antiga prisão da KGB

Uma antiga prisão militar na Letônia, que já foi controlada pela KGB, o serviço secreto da União Soviética, está agora aberta a visitantes interessados em passar pela experiência de se tornar "prisioneiros por uma noite". Na prisão de Karosta, que funcionou até 1997, turistas podem dormir em colchonetes ou camas de ferro situadas em celas que ainda têm os rabiscos dos antigos prisioneiros nas paredes.

Também há a opção de viver a "experiência completa" do cárcere, com direito a interrogatórios, comida de prisão, limpeza de latrinas e ao tratamento pouco delicado normalmente dispensado pelos guardas. "Os quartos são antigas celas da prisão que são cheias de mofo, úmidas e escuras. (...) O banheiro é horrendo e cheira como se não tivesse sido limpo desde a era soviética", diz a apresentadora Julia Dimon, do canal National Geographic Adventure. "Passar a noite na prisão de Karosta é uma experiência louca, assustadora e desconfortável. É isso que a torna tão incrível".

Fantasmas
A prisão foi construída no início do século XX na cidade de Liepaja, a terceira maior da Letônia. Inicialmente, Karosta era o local onde militares cumpriam suas penas por quebra de disciplina.

Com as mudanças de poder na região ao longo das décadas, as funções da prisão também mudaram. Em diferentes épocas, a prisão recebeu revolucionários, integrantes do exército czarista, desertores nazistas, "inimigos do povo" da era stalinista, soldados do Exército soviético e rebeldes.

No entanto, de acordo com os administradores do museu e do hotel que funcionam hoje nas instalações, o local também tem moradores de outros "planos espirituais". Lendas sobre a existência de fantasmas e assombrações rondam o local, e a gerência diz que os visitantes correm o risco de testemunhar barulhos estranhos, lâmpadas que se desparafusam sozinhas e portas que se destrancam.

Os administradores dizem também que o prédio já foi visitado por caçadores de fantasmas estrangeiros. Depois de passar uma semana no local fazendo observações, o grupo confirmou, segundo a gerência, a existência das assombrações.

Quem for corajoso o suficiente para passar a noite na prisão, pode pagar preços a partir de R$ 38. Já quem preferir passar menos tempo atrás das grades pode optar por um show interativo, em que os visitantes assumem o papel de prisioneiros por cerca de duas horas, a R$ 17.

Apresentadora Didi Wagner dá dicas de passeio em NY; confira

A apresentadora Didi Wagner conheceu a cidade de Nova York (EUA) pela primeira vez ainda na infância, até que em 2006 ela se mudou para a Big Apple, como a cidade é conhecida, por causa do trabalho do marido.

Na época com duas filhas pequenas - a caçula, Julia, nasceu no Brasil em 2009, quando a apresentadora voltou a morar em São Paulo (SP) -, Didi explorou todos os cantos possíveis da cidade para se adaptar e poder entreter as meninas. Tornou-se praticamente uma expert, tanto que os amigos lhe pediam conselhos sobre locais para visitar. Com isso, surgiu a ideia de escrever o livro Minha Nova York, recém-lançado pela editora Pulp.

Dividido em 12 capítulos, o livro é um verdadeiro guia com endereços de lojas, restaurantes, hotéis, bares e intensa programação infantil. Minha Nova York tem linguagem leve e serviço, visto que cada dica traz consigo o site e o endereço no Twitter de cada sugestão. As fotos que abrem cada capítulo, assim como a da capa, foram feitas pelo fotógrafo Jairo Goldflus.

O livro já está disponível nas livrarias por R$ 39,90 e tem 288 páginas. Clique na aba e confira algumas das dicas de Didi que podem ser encontradas na publicação.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Confira 25 dicas para se dar bem num primeiro encontro

A expectativa de todo primeiro encontro sempre é grande. Afinal, daquele primeiro momento pode surgir um relacionamento duradouro e bacana. Ou não. Para que não troque os pés pelas mãos e cometa deslizes que podem por tudo a perder, a revista norte-americana Glamour conversou com escritores e consultores de comportamento para descobrir como agir neste primeiro dia.

Clique na aba para ver as 25 dicas preciosas e simples de como acertar a mão e fazer deste primeiro encontro apenas um de muitos.

sábado, 2 de julho de 2011

Mulher casada há 16 anos nunca consumou o casamento

Quem observava o casamento da inglesa Martine Langley, 52 anos, achava que ela vivia feliz com o marido, Chris, 24 anos mais velho que ela. Afinal, publicamente estavam sempre juntos e em clima de paquera. Todavia, a inglesa contou ao jornal Daily Mail um segredo que guardou por muito tempo: em 16 anos de casamento, o casal nunca fez sexo.

"Dividimos a cama, mas nunca consumamos o casamento. Ele sempre usava desculpas para evitar qualquer contato físico mais íntimo. Uma noite estava muito quente, na outra muito frio ou ele precisava urgentemente ver algo na TV. Ele jurava que não me traía e eu me perguntava se eu seria o problema", contou Martine, que se casou aos 25 anos com o empresário divorciado e pai de dois filhos.

Martine falou que usou técnicas de sedução, lingeries sensuais e massagens para tentar despertar o desejo do marido, mas nada funcionou. "Eu me sentia barata, suja e humilhada. Ele ainda jogava o problema para mim, dizendo que minha reação à falta de sexo é que era o problema do nosso relacionamento."

Embora vivamos em uma sociedade obcecada por sexo, em muitos casamentos a intimidade é inexistente - até mesmo entre casais de Hollywood. A amante de Arnold Schwarzenegger, por exemplo, contou que o ator disse a ela que vivia um casamento sem sexo com Maria Shriver, justificando sua traição. E não surpreende que a frequência sexual diminua ou até mesmo míngue em casamentos longos, embora o que assuste seja o número crescente de casais que não combinam. Um relacionamento pode ser feliz e saudável assim?

A professora de saúde social e psicologia da Royal Holloway University of London, Paula Nicolson, destacou que os casamentos se mantêm por diversas razões, muitas delas desconectadas com o sexo: "muitos casais vivem 25, 30 anos e sacrificam a vida sexual por acharem companheirismo, segurança e familiaridade mais importante que o contato físico. O afeto continua em forma de beijos, abraços, mas sem o ato sexual em si".

Martine teve três relacionamentos antes de se casar e sabia que a falta de interesse em sexo por parte do marido não era comum, mas admitiu que a falta de chances de uma aproximação maior antes da união contribuiu para a apatia de Chris que, no início do namoro, ainda era casado. "Comecei a trabalhar com ele aos 20 anos e conforme nos aproximamos, nos apaixonamos. Olhando para trás, vejo que transávamos muito pouco, mas eu atribuía isso à culpa de estarmos traindo a esposa dele e relevei porque minha real atração era por sua inteligência e sofisticação."

Depois do casamento, como ela continuava trabalhando, a intimidade ficou relegada aos fins de semana, mas ele continuava arrumando desculpas para qualquer aproximação. Enquanto as amigas reclamavam de falta de libido, Martine sentia falta de sexo, mas não traiu o marido, apesar das oportunidades.

"Nos mudamos para a Bélgica e ele começou a se sentir culpado por estar longe dos filhos pequenos e pediu o divórcio. Foi um alívio porque eu já não o amava mais. Hoje tenho um novo marido, mas não posso mais ter filhos por causa da minha idade."

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Conheça exercício que ajuda a mulher a ter mais prazer

Cerca de 35% das mulheres brasileiras sofrem de alguma disfunção sexual, entre elas falta de orgasmo, dor durante a relação sexual e o vaginismo, segundo dados da pesquisa Mosaico Brasil. E muitos destes problemas poderiam ser resolvidos com exercícios. Entretanto, não é qualquer musculação que vai melhorar a vida sexual delas.

Segundo especialistas, é preciso exercitar o lugar certo: o períneo, conjunto de músculos que começa no clitóris. Para isso, é utilizada a fisioterapia uroginecológica.

Indolor, a técnica, além de melhorar o desempenho e prazer sexual femininos, é usada para melhorar as outras disfunções do períneo, por exemplo, a incontinência urinária.

Para mulheres a partir dos 40 anos de idade, este tipo de fisioterapia pode ser usado como forma de prevenção de tais problemas. De acordo com a fisioterapeuta especializada em uroginecologia, Mônica Lopes, tais exercícios, feitos em consultório, procuram aumentar o tônus da musculatura do períneo.

"Após um período de tratamento, os exercícios podem ser feitos em casa. Porém, como esta é uma musculatura que se cansa rápido, os movimentos devem ser feitos sempre com orientação médica", pondera.

Períneo precisa ser exercitado sempre
O períneo é uma musculatura frágil, que precisa ser exercitada para desempenhar funções que vão além da garantia da qualidade do sexo. "Tônica, a musculatura ajuda a mulher a ter prazer maior por facilitar o contato entre a vagina e o pênis", diz Mônica. "Além disso, é responsável pela sustentação das vísceras, como a bexiga, além de garantir a continência urinária e fecal", completa.

A flacidez é a maior reclamação das pacientes que procuram seu consultório, mas outros problemas também podem lesionar o períneo e afastar da mulher o prazer sexual. "Além da flacidez pós-parto e aquela causada pela chegada da menopausa, o vaginismo, tensão grande da musculatura vaginal, e a vulvodínea, ardência na entrada da vagina, também tornam o sexo menos prazeroso", exemplifica.