quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Feng shui: saiba identificar prédios com boas energias

Quando escutamos sobre Feng Shui ou análise de energia de imóveis, pouco se fala sobre a energia da parte externa deste imóvel, vizinhos, etc. Muito pouco se fala ou escreve sobre a arquitetura deste imóvel.


É muito importante analisar qual é a energia que um imóvel residencial ou edifício quer passar. Qual mensagem este imóvel transmite para quem vê de fora ou que mora ou trabalha dentro dele.
Casas e edifícios podem assustar ou deixar as pessoas de boca aberta por sua beleza ou esquisitice. Pelo mundo, há muitos prédios estranhos à primeira vista. Mas que podem ter bom Feng Shui ou não.
Selecionei 10 edifícios para uma análise sob a ótica do Feng Shui. A análise é feita pela parte externa e função do edifício.
Forest Spiral Hundertwasser Building: este condomínio de apartamentos, conhecido como "A espiral da floresta", fica na Alemanha e foi construído pelo arquiteto Friedensreich Hundertwasser. Tipo de construção ideal para um hotel ou shopping, pois tem mais energia de imóvel de turismo do que moradia residencial. Suas formas podem confundir aos que lá moram. Agora, se a pessoa gosta de se exibir ou de uma atmosfera real o local é perfeito, pois lembra um castelo encantado.
Kubuswoningen: ou "casas cubo" são 32 moradias em forma cúbica, construídas nos anos 80 na cidade de Roterdã. As casas têm cerca de 100 metros quadrados, apesar de algumas partes não serem utilizáveis por se tratar dos ângulos dos cubos. Estes imóveis tem um péssimo Feng Shui, pois sua arquitetura externa e ambientes internos são muito agressivos para uma residência. Sem falar que não tem áreas internas totalmente aproveitadas. Imóvel ideal para escritórios e lojas alternativas ou de decoração.
Edifício Código de Barras: em russo é chamado edifício Shtrikh Kod. Um prédio arrojado e moderno. Este prédio vermelho, cujas janelas não numeradas e tem o formato de código de barras, fica em São Petersburgo. Mesmo parecendo um prédio estranho à primeira vista, tem um ótimo Feng Shui se sua finalidade for prédio comercial. Péssimo Feng Shui se for para uso residencial. Um prédio com códigos de barras num país que no passado combatia o capitalismo terá seu Feng Shui bom e ruim divido ao meio para a população.
Habitat 67: construído para a exposição universal de 1967 à beira do rio Saint-Laurent, o complexo Habitat 67 é uma das principais atraçőes de Montreal. Feito com centenas de módulos de concreto, o prédio é residência de cerca de 150 famílias. Este condomínio apresenta um Feng Shui ruim. Apresenta confusão. Não há sustentação e segurança. Parece que tem partes que vai cair ou que ainda não está pronto. Não passa uma sensação de solidez e harmonia. Muito estranho aos olhos do Feng Shui.
Prédio Dançarinos: também conhecido como Prédio Fred e Ginger, em homenagem a Fred Astaire e Ginger Rogers. A arquitetura deste prédio lembra duas pessoas dançando uma valsa. Situado em Praga, capital da República Checa, o prédio foi terminado em 1996 e se destaca em meio à arquitetura tradicional da cidade. Este prédio apresenta um Feng Shui dupla análise, boa e ruim. A parte boa esta nos ambientes do prédio cilindro inteiro. A parte de um mau Feng Shui está no prédio que esta mais encurvado, pois os ambientes internos são estranhos.
Casa Ideal: ou Palácio Ideal foi construído pelo francês Ferdinand Cheval viveu entre os anos 1836 e 1924. Por mais de 30 anos, Cheval construiu aos poucos o seu "palácio ideal", sendo visto como um maluco pelos vizinhos do vilarejo de Hauterives, no sul da França. O resultado é uma obra magnífica e extravagante, com elementos bíblicos e hinduístas, com deuses e deusas, poesias, frases e figuras de animais. Para muitos, com certeza, é um péssimo lugar para morar, logo um mau Feng Shui. Mas, para Cheval esta casa tem um ótimo Feng Shui pois tem elementos que fazem parte da mente e ideal do criador e morador. Obra intrigante.
Biblioteca Pública de Kansas: para o Feng Shui a primeira impressão é fundamental ou quase. No caso de uma biblioteca, cuja finalidade é propagar conhecimento à comunidade, ela deve passar em todos os ambientes, até o externo. É o que fez a Biblioteca Pública de Kansas, no estado americano de Missouri. A frente da biblioteca é formada por 22 "livros" gigantes de 7 metros por 3 metros. As obras foram escolhidas por uma votação entre os habitantes da cidade e incluem títulos como Romeu e Julieta e O Senhor dos Anéis. Inspiração máxima ao conhecimento.
Krsywy Domek: ou "casa torta", fica em Sopot, estação balneária do norte da Polônia, e foi construída em 2004. O prédio parece refletido em um espelho que deforma as imagen e faz parte de um shopping center. Ainda bem que faz de um ponto turístico. Tem um bom Feng Shui pois sua finalidade e divertir e entreter as pessoas. Teria um péssimo Feng Shui e terrível mau gosto se fosse um imóvel para moradia ou escritórios.
Longaberger: um bom marketing é tudo. Um bom marketing e um ótimo Feng Shui para qualquer empresa e negócio. É o que mostra a sede empresa americana Longaberger, fabricante de todo cestos. Sua sede, na cidade de Newark, no estado de Ohio, tem sete andares e a forma de um cesto de madeira gigante. Ela fala para que veio e o que faz. E da para dizer que é uma gigante no seu ramo ou que pensa grande.
Sede da Fuji TV: a sede do canal de televisão japonês Fuji TV fica na ilha artificial de Odaiba, na capital japonesa. Projetado pelo arquiteto Kenzo Tange em 1996, o prédio do canal tem uma arquitetura única, com formas quadradas e retangulares que contrastam com a grande bola metálica em seu topo. Um dos melhores Feng Shui para edifício. Por que? Mistura de linhas arrojas e tradicionais. O revestimento metálico remete a futurismo, atualidade e comunicação. Janelas amplas em todos os andares, nos lembra visão ampla e forte criatividade. Edifício construído para o propósito certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário