quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Feng shui: tire dúvidas sobre espelhos nos ambientes

Um dos instrumentos de cura mais usado no Feng Shui, o espelho, é o que mais cria polêmica para os estudiosos e consultores na hora de ser posicionado. Muito usado na decoração de todos os ambientes de uma residência para ampliar ou iluminar mais, pela técnica do Feng Shui, certos cuidados devem ser tomados para não prejudicar a circulação de energia.

Para sanar as dúvidas mais comuns, bem como para dar dicas de sua aplicação, preparamos um questionário com os pontos mais importantes sobre o uso dos espelhos.
1) Qual a função do espelho no Feng Shui?
Muitas. É considerado uma das "nove curas" dentro do Feng Shui. Ele pode ser usado para redirecionar a circulação de energia chi em um ambiente. Pode ser usado para refletir e dobrar uma imagem "positiva" na casa. Ajuda a aumentar espaços muitos estreitos e pequenos. Ajuda a iluminar locais muito escuros quando colocado em locais que refletem um luminoso ou uma janela. Pode seu usado para isolar um ambiente de um problema energético.

2) É verdade que um espelho pequeno pelo lado de fora da porta de entrada de uma residência impede a entrada de energias negativas neste lar?
Sim, é verdade. Claro que tudo é simbologia. O ato de colocarmos um espelho acima da porta de entrada, pelo lado de fora, ativa a energia de proteção de nossa casa contra as energias negativas. Podemos pôr um espelho simples ou convexo, como também podemos usar um Ba-guá com espelho no centro e colocá-lo acima da porta de entrada, que irá proteger a casa e os moradores.

3) É positivo colocar espelho na parede que fica de frente a uma porta de entrada, do lado de dentro da casa, e este espelho refletir toda a porta? Este espelho irá nos proteger das energias negativas?
Não, eu não aconselho colocar um espelho alinhado com a porta de entrada ou de frente à porta de entrada da casa. Esta posição é muito perigosa, pois o espelho irá refletir toda a energia chi que entra pela porta (boca da casa) e rebater e expulsá-la para fora, podendo deixar a casa desvitalizada. Em outras palavras, o espelho irá impedir tanto a entrada de más como de boas energias. A solução é tirar o espelho da frente da porta principal.

4) Se eu colocar um espelho que reflete a mesa de jantar, é verdade que estou dobrando a prosperidade desta mesa?
Sim, é verdade. Mesa de jantar (ou da copa) é um local onde todos os moradores sentam para fazer suas refeições e repor as energias. "Mesa farta, cheia de alimentos, é uma mesa próspera." Por isto, ter um espelho refletindo a mesa é dobrar a prosperidade. Para atrair ainda mais prosperidade, coloque sobre a mesa uma bela fruteira cheia de frutas ou, então, flores vermelhas e amarelas.

5) Em que outro lugar posso usar o espelho para atrair prosperidade em uma casa?
Se você tem uma janela - ou varanda - que dá para um jardim ou parque cheio de árvores ou flores, coloque um espelho de frente a esta janela, refletindo esta bela paisagem. Isto dobrará a prosperidade na casa. Pode colocar um espelho pequeno na cozinha, atrás do fogão. Como o fogo da boca do fogão representa prosperidade, um espelho irá dobrar a o fogo e a abundância.

6) É verdade que um espelho de frente a uma janela não é bom?
Depende o que se vê por esta janela. Se a visão que você tem for a de um jardim florido ou um parque cheio de árvores, esta energia positiva será atraída para sua casa. Agora, se a vista desta janela for um cemitério, hospital ou um lixão, não será uma boa energia para atrair para o seu lar.

7) No quarto de dormir, deve-se ter algum cuidado com espelhos?
Em um quarto de dormir, seja de casal ou solteiro, o espelho não pode de forma alguma refletir a cama e quarto como um todo. Um espelho exposto no quarto irá alterar o equilíbrio energético do ambiente e deixar as pessoas com seu sono alterado para pior. Muitas pessoas ficam estressadas, dormem mal, têm insônia, etc. A solução mais comum é mudar o espelho de local ou cobri-lo com um tecido ao dormir.

8) Qual é posição ideal de um espelho para quem se arruma ou faz maquiagem?
O espelho usado para se arrumar não pode cortar a cabeça das pessoas quando se fica em pé na frente dele. Quando isto ocorre é um mal Feng Shui.

9) Posso ter na minha casa uma parede cheia de espelhos pequenos, de vários formatos e tamanhos para decorar o ambiente?
Se for para decorar pode. Só que estes espelhos não podem ficar na frente da porta de entrada da casa, nem podem ser usados para a pessoa se arrumar, como num closet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário